Ateliê de Arte

Nova parceria!

A apostila «Mãos à Obra» é uma iniciativa do Ateliê Telma Hartmann aqui de São Paulo para estimular a produção criativa dos seus alunos-artistas e comunidade, recentemente fui convidado para participar desse incrível projeto!

Ateliê Telma Hartmann

Anelisa Rodrigues de Carvalho.
Estudo e pesquisa da vida e obra de Olavo Tenorio, 2021

O Ateliê Telma Hartmann é um espaço de respeito ao ser humano. Os métodos e abordagens que utiliza têm como ponto crucial levar as pessoas a conseguirem, por meio de diversas manifestações artísticas, alterar a relação consigo e com o entorno.

É uma escola de arte para todos, mas que tem no seu DNA contribuir no percurso do deficiente intelectual para uma maior autonomia. Acima de tudo, o projeto desenvolvido no Ateliê busca, com extrema competência e dedicação, respostas individualizadas.

Sempre é levada em conta a sensibilidade de cada participante do processo. Não há fórmulas prontas, mas aprendizado cotidiano contínuo. Quem faz dialoga com quem orienta sem a busca por respostas rápidas e simplistas.

Criado em 1990, o espaço, que leva o nome de sua idealizadora, a artista plástica Telma Pierre Hartmann, prioriza o desenvolvimento de atividades voltadas à inclusão social pela arte e à valorização do respeito pela diversidade.

O principal objetivo é despertar o potencial criativo de jovens e adultos com deficiência intelectual, acreditando que o ser humano, enquanto indivíduo criativo, independentemente de suas diferenças, pode dialogar com o mundo se valendo do contato com cores e formas.

A atuação com pessoas com variados tipos de deficiência é tratada como um processo que envolve numerosos aspectos, incluindo o saber adquirido em diversas fontes atualizadas de referência e a constante atualização e aperfeiçoamento das atividades propostas.

No contexto da pandemia, o Ateliê não só respeitou o isolamento social como criou alternativas educacionais para manter e ampliar as atividades dos seus alunos, como a série de apostilas “Mãos à Obra!”, que estimulam a produção criativa, além de promover exposições virtuais com os trabalhos de participantes das atividades propostas e de artistas convidados.

A arte é sempre vista como ação transformadora e enriquecedora. Desenho, pintura, escultura ou fotografia, entre outras técnicas, e a construção de portfólio artístico, são consideradas expressões pelas quais cada criador interpreta a si mesmo e o que está ao seu redor.

Informações
@atelietelmahartmann https://www.facebook.com/atelietelmahartmann/
Tel.: 11 99530-3174

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *